segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

071204: Um Dia Sem Mexicanos


(Un Día Sin Mexicanos/A Day Without a Mexican, E.U.A./México/Espanha, 2004) de Sergio Arau

Cotação: Kk

Alguns dias antes de ver Idiocracy, eu tinha assistido a outro filme que também se propõe a lançar uma visão crítica e ácida sobre a idiotia norte-americana contemporânea: Um Dia Sem Mexicanos, de Sergio Arau, ele próprio um mexicano emigrado, filho do também cinesta Alfonso Arau (de Como Água Para Chocolate).
Este é mais um caso de uma ótima premissa desperdiçada. A idéia de retratar o caos que seria instaurado na Califórnia caso todos os imigrantes mexicanos daquele estado desaparecessem sem deixar vestígios parece, a princípio, fornecer material para uma argumentação irrefutável contra as políticas imigratórias xenofóbicas que as nações desenvolvidas vêm adotando. Infelizmente, essas boas intenções esbarram num roteiro frouxíssimo e numa realização completamente equivocada. Como costuma ocorrer nestes casos, a força do argumento do filme se reduz a uma pregação para convertidos. Ao contrário do que se poderia pensar, o ponto de partida não leva a nenhuma situação minimamente interessante: vemos a cobertura da imprensa, a mobilização das autoridades, os postos de trabalho subitamente abandonados. Mas todas as cenas se limitam a reiterar a ignorância do cidadão médio norte-americano (que teme em considerar "chicanos" todos os imigrantes latinos) e a mostrar o quanto a América depende destes mesmos imigrantes.
Um Dia Sem Mexicanos é adaptado de um curta-metragem do mesmo diretor. Não assisti ao curta porque não tive oportunidade, mas "como o meu chapéu" (alguém aí se lembra do Pão-Duro McMoney?) se o curta não for infinitamente superior a este longa. Como se reitera aqui mais uma vez, um argumento desse tipo raramente gera conteúdo suficiente para encher 90 páginas de roteiro.
O que mais despertou meu interesse pelo filme foi o fato de ele, a princípio, pretender-se um mockumentary (falso documentário). Trata-se de um dos gêneros mais novos e mais interessantes do cinema, na medida em que subverte o princípio de verdade que impera sobre os documentários e, ao mesmo tempo, gera ficções que em forma não se assemelham a ficções. Infelizmente, não é o caso aqui. O filme chega a emular cenas de telejornais e apresenta uma série de depoimentos encenados como se fossem autênticos. No entanto, a maior parte do filme é puramente narrativo e ficcional. E o que é pior: ficção encenada sem a menor preocupação estética e estilística. Em diversos momentos, dá-se a entender que a intenção de Arau não era tanto emular um documentário quanto emular um daqueles filmes de ficção-científica da época da Guerra Fria, ou um episódio de Além da Imaginação. Seja como for, não funciona. As atuações são tão forçadas, o roteiro é tão esquemático e a mise-en-scène é tão precária que várias vezes tem-se a impressão de estar assistindo a um telefilme de segunda ou, pior, a uma novela mexicana. Pode-se até argumentar que a intenção do diretor foi a de conferir ao seus filme esta aparência mesmo, mas a verdade é que ele não chega a ser kistch o bastante para isso. Como está, fica apenas a impressão de que Arau não conseguiu dar cara alguma ao material que tinha em mãos. Se tivesse ido a fundo na estrutura pseudo-documental, poderia ter extraído mais impacto, ou causado mais surpresa. Se tivesse, por outro lado, carregado mais nas tintas e construído um filme verdadeiramente telenovelísitico, poderia ter saído com uma obra com algum estilo. Como está, é uma das experiências cinematográficas mais decepcionantes dos últimos tempos, um filme que realmente não sabe o que quer ser: mockumentary, sátira, homenagem às ficções-científicas dos anos 50, comédia rasgada ou melodrama. Algumas piadas se salvam, mas é só. Aguarde no próximo post dicas de falsos documentários realmente relevantes e interessantes.

Bom, nem vale a pena ir atrás, mas, em todo caso, Um Dia Sem Mexicanos está disponível em DVD para locação no Brasil e faz parte da grade do canal de TV a cabo Telecine. E dá pra baixar via torrent também. Se quiser arriscar...

Confira:
Um Dia Sem Mexicanos no canal Telecine
Um Dia Sem Mexicanos no Making Of (com links para download via torrent)

Nenhum comentário: