sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Apresentação

Este é um blog que se pretende um catálogo de minhas impressões críticas sobre obras, gêneros e artistas do cinema e do audiovisual mundial. Também serão publicadas listas de obras e autores considerados, em minha modesta opinião, fundamentais (por gênero, autor, período etc.) e links para outros blogs e sites com informações relevantes sobre os filmes, gêneros ou artistas em questão, bem como, quando for o caso, para o download de arquivos. Dicas de programas cinematográficos e divulgação de meus trabalhos como curador, crítico, videomaker ou cine-jóquei também podem compor eventualmente o conteúdo dos posts.

A ordem de postagem dos textos será ditada pelo acaso, de modo que os assuntos não serão abordados de maneira cronológica ou valorativa. Entretanto, filmes, artistas e gêneros serão identificados no início de cada tópico por um conjunto de números ou letras, de modo a, uma vez reorganizados os posts, apresentarem-se catalogados em ordem alfabética (de sobrenome, para os artistas) ou cronológica (pela data em que foram vistos, no caso dos filmes).

Não há de minha parte, evidentemente, nenhuma intenção enciclopédica. Não almejo a completude das informações, nem tenho a pretensão de esgotar qualquer assunto. O objetivo de minhas considerações será apenas expor uma visão absolutamente pessoal - mas ainda assim crítica e, na medida do possível, embasada e ponderada - de obras, gêneros e artistas audiovisuais. Estarei, por força da limitações do formato blog, priorizando a concisão e buscando limitar-me aqui apenas a resenhas curtas, textos informativos e breves comentários ou anotações. Quem se interessar em ler ensaios críticos mais aprofundados de minha autoria, encontrará aqui referências à publicação de meus textos em veículos mais apropriados à reflexão de fundo, tanto impressos, como a Sinopse - Revista de Cinema, quanto virtuais, como a Pupila (http://www.revistapupila.com/) ou instruções para fazer o download de versões mais extensas dos textos, no caso da postagem de excertos.

Críticos, cinéfilos e curiosos em geral, sejam bem-vindos!

Nenhum comentário: